Historial
O Início
A Lapa 3 é uma sociedade por quotas constituída por escritura pública de 7 de março de 1979, com um capital social de 500.000$00.
O objectivo que esteve na origem da constituição da Lapa 3, foi o de potencializar o Know How da família José Correia do Couto na fabricação e comercialização de papel obtido através da reciclagem de papel e cartão usado.
Início da Produção
Em 1982 inicia a produção de embalagens de cartão canelado com a compra de uma máquina para o fabrico de pequenas séries de embalagens sem impressão.
Funciona, à época, em instalações cedidas pela Fábrica de Papel da Lapa, Lda., mantendo as áreas administrativa e comercial, bem como um armazém de venda ao público num edifício sito à Rua de Camões 301 no Porto.
Aumento de Capital Social
Em 31 de Dezembro de 1986 é deliberado um aumento de capital para 5.000.000$00.
Construção de um Pavilhão Industrial
Em 1987, inicia a construção de um pavilhão industrial, em terreno adquirido para o efeito em S. Paio de Oleiros. Com a conclusão do pavilhão em 1989, a empresa transfere para as novas instalações todo o sector da produção.
Transferência das Áreas Comercial e Administrativa
Em 1992 as áreas comercial e administrativa são igualmente transferidas para S. Paio de Oleiros permanecendo no Porto apenas um armazém de venda ao público.
Alteração do Objeto Social
Em 1995 o objecto social é alterado para fabricação e comercialização de caixas de cartão canelado e outras embalagens de papel e cartão.
Conclusão de um Projeto de Investimento
Em Dezembro de 1997, foi concluído um projecto de investimento cuja principal finalidade foi a de dotar a empresa de meios físicos - nomeadamente em termos de espaço e equipamentos - que lhe permitiram manter a competitividade nos segmentos de mercado que elegeu como alvo. O aumento da capacidade instalada colocou novos desafios quer em termos de gestão de fluxos de produção, quer em termos de abordagem a Clientes com grau de exigência superior.
Novo Aumento de Capital Social
Em 2001 o capital social passou para 375.000€. Em finais do mesmo ano aumentou-se o espaço fabril, criando três setores distintos: o de matéria-prima, o de fabrico e o de produto acabado.